www.portaldasaguaseventos.com.br/

    Portal das Águas Eventos


    Eventos no Rio de Janeiro

  www.portaldebuffets.com.br/

    Portal de Buffets




  www.portalemfoco.com.br/...

    Portal em Foco

    A ACRJ - Associação Comercial do Rio de Janeiro, em novembro, patrocinou o 10 Fórum para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio De Janeiro - RIO TURISMO + 20, do qual participei e achei o evento muito interessante, sobretudo por ser um Fórum ligado a área de turismo, com a visão para um evento sustentável, como meta os próximos 20 anos.

    A indústria do turismo é, no mundo inteiro, principal fonte de recursos e de renda em muitos países. Recentes pesquisas mostram que o Rio de Janeiro vem perdendo, ao longo dos últimos anos a sua importância na economia nacional, portanto “Reinventar o Rio de Janeiro é a Prioridade”.

    As causas para esse esvaziamento econômico estão na falta da competitividade tributaria, a alta taxa de violência urbana, o baixo investimento na infra-estrutura, o fraco dinamismo da cidade e a falta de empreendimentos. O Fórum apontou setores econômicos que são prioritários para a recuperação do Rio de Janeiro e dentre eles, o turismo se destaca devido a vários pontos relevantes da nossa “Cidade Maravilhosa”.

    A Cidade do Rio de Janeiro é historicamente e ainda permanece, a capital cultural do país e detêm a referência na área de turismo em todos os cantos do mundo. Entretanto, a cada ano que passa estatísticas comprovam que esta havendo uma fuga de demanda. O Rio de Janeiro precisa retomar seu processo de crescimento seguindo o exemplo de outras cidades do mundo que se Reinventaram identificando suas reais vocações.

    Um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável foi no Fórum, o principal desafio lançado para a sociedade civil e para o setor publico como um todo, tendo sempre o turismo como seu principal pilar. Para o sucesso do Plano, toda a Sociedade Civil precisa se organizar a fim de influir de maneira positiva nas políticas de desenvolvimento local, definindo aí os projetos realmente estratégicos para o Rio de Janeiro.

    O objetivo desse 10 Fórum foi chamar a atenção de toda a sociedade para a discussão da importância do turismo no processo de Revitalização do Rio de Janeiro. Foram levantados gargalos estruturais como a dificuldade para a realização de negócios, num ambiente hostil para as micro e pequenas empresas, que mesmo com todas as dificuldades são ainda, responsáveis pela maior parte de geração de empregos. A carga tributária é muito elevada, a falta de infra-estrutura, a violência urbana, o desrespeito aos direitos de propriedade e a dificuldade de linhas de crédito para as micro, pequenas empresas e para as cooperativas, foram destacados.

      Maio:



Final